sábado, 5 de setembro de 2009

Chegou o dia! - "A visão do ator"


Seis e meia da manhã. O telefone toca. O ator que estava num sono profundo acorda sobressaltado! "Que susto! Merda!", reclama ao pular da cama. Olhos pré arregalados, coração na boca, batendo forte, quase pulando do corpo!... Toma consciência de que sua mãe atendeu o telefone e está falando com uma tia que não dorme nunca ou se dorme acorda com as galinhas.

Ele volta pra cama, tenta tomar de volta o sono que lhe foi roubado. Não consegue. Sono intranquilo! Cochilos espaçados! E... Pow! Outro susto! Uma ventania faz uma das portas bater com força na parede. O barulho faz com que o coração do ator, mais assustado do que a primeira vez, pulasse do corpo, desse uma voltinha e voltasse! "Que isso? Como é que se faz pra descançar nessa casa?" Desistiu! Não quis mais dormir.


Luz acesa, sua mãe aparece na porta do quarto e o ator não parece estar nada bem. Encostado no guarda roupas, como se estivesse brincando de pique esconde, diz: "Tô passando mal!"

- O que foi? Tá sentindo o quê?

- Não sei. Um mal estar! Um enjôo!

- Corre! Toma um "Passaneuro"! Eu comprei um vidro enorme de erva doce, faz uma garrafa e leva!


O chá já estava na bolsa e na xícara. O "Passaneuro" já tinha começado a fazer efeito. Então, o ator decidido a buscar inspiração sentou diante da tv para assistir uns vídeos. Grupo Corpo, Carlos Saura, Bethânia, Andréa Beltrão em "Som e Fúria", foram suas companhias.


É hora de se arrumar... Presentinhos na bolsa, roupas no lugar, maquiagem, dinheiro e concentração. Ok! Hora de partir! Já na rua a espera do ônibus que não vinha, a chuva começou a cair e não só isso, começou a apertar. E o ator que estava gripado e tossindo, estava ali, naquela situação gostosinha, pegando chuva! Pensa que parou por aí? Nãããããooo!!!!!! Depois que pegou o ônibus se deparou com um enorme engarrafamento criado por conta de uma visita do nosso governador à cidade.


Mas nada disso abalou a paz e a tranquilidade do ator que seguiu firme o seu caminho e... finalmente chegou ao teatro!

O clima aparentemente calmo escondia um imprevisto naquele lugar. A ausência de refletores!

Um breve corre! Telefonemas e... cadê a produtora? Meu Deus! Onde está a Renata?

A Rê não foi pro teatro porque tinha piorado da infecção respiratória. Puxa vida! Preocupação!

E onde estava o ator? Tentando ser útil e oferecendo ajuda. Mas ninguém aceitou!

Então chegou o Marcelo de Azevedo. "Vamos passar as músicas?", disse Marcelo que já vinha de uma jornada de três aulas, mais ensaio com o Márcio Carvalho. Cansaço!!!

Passamos texto e música! ufa! Tudo bem!


Do lado de fora, as ligações permanecem. Marcelo Cotta apronta o cenário rapidamente. Sammara faz os últimos ajustes no figurino e... O feicho eclair quebra! Ai ai! Tensão! Um arzinho de desespero toma conta da Sammara, mas com um jeitinho aqui, outro ali, conseguimos contornar o problema, sabendo sempre que estaremos atentos a qualquer imprevisto em cena.


É a vez de trabalhar a respiração! Uns 30 minutos de exercícios com o Márcio Carvalho. E pronto! Respiração no lugar! Márcio C., Marcelo A. e Elio se unem pra agradecer a Deus e pedir muita concentração e sucesso para o nosso trabalho... Eis que entra a equipe de maquiagem, formada por Lucimar e... Lucimar! Enquanto o Marcelo A. chora na mão da Luci por conta de um lápis de olho, o Elio decide ir se alongar no palco. E é exatamente neste momento que chega Márcio Vieira pra dar uma bolinha no alongamento. "Elio!!!! Vem maquiar!"

O ator corre então para o banheiro, precisa fazer um xixi antes da maquiagem!

Aliviado, senta-se diante de Luci que começa os trabalhos!

Maquia daqui, maquia dali, despenteia daqui, despenteia de lá e... pronto!

-"Vamos abrir, pra platéia entrar!"


O ator corre pro palco. "Poxa nem me concentrei!", lamentou. Mas não havia mais tempo pra pensar em nada. Só pra fazer um xixi na garrafinha onde estava o chá de erva doce! Ahhhhh! Que alívio! Ops! O xixi ainda tá na bolsa! rs!


A equipe se coloca em seus lugares. O Rommel, tem uma expressão de preocupação estampada no rosto. Será que foi porque ele não teve um ensaio pra marcar a luz?


A platéia começa a se manisfestar do lado de fora. O ator se posiciona! É a hora! Boa sorte a todos! Três, dois, um... Começou!


Foi dada a largada senhores! A todos um bom espetáculo!

Evoé!

*Postado por Elio

Nenhum comentário:

Postar um comentário